Cultural Due Diligence & PMI:
Integração cultural e comunicacional em Fusões & Aquisições
Uma das principais causas de insucessos nos complexos processos de F&A estão vinculados a problemas na INTEGRAÇÃO CULTURAL E COMUNICACIONAL pós-fusão ou aquisição. |  | Independentemente das razões que motivem uma F&A, um processo que contemple apenas a criação de valor financeiro, em detrimento dos Capitais Intangíveis, correrá grande risco de entrar, no que denominamos, Círculo de Perda de Sinergia Orgânica.
| Em contrapartida, um processo que considere a integração estratégica dos Capitais Intangíveis - Social, Cultural e Humano - terá maior propensão em desenvolver um Círculo de Ganho de Sinergia Orgânica, facilitando assim o sucesso integracional.
Como facilitar o processo de Integração?
Com o objetivo de facilitar a integração cultural nas F&A, desenvolvemos o serviço exclusivo DMDI®, o qual abrange as etapas pre e post-deal: Diagnosticando, Monitorando e Desenvolvendo a Integração cultural e comunicacional através de ferramentas inovadoras e multidisciplinares.
|
 | 1. Due Diligence Cultural: No momento prévio a F&A (pre-deal), conduzimos uma intensiva Due Diligence Cultural, entendida como o diagnóstico das compatibilidades culturais e comunicacionais nas organizações a serem integradas. Desta maneira, entregamos um informe detalhado caracterizando as: - Redes de Comunicação Informais dentro de cada organização e entre elas e seus stakeholders, identificando os colaboradores chaves nas redes de expertise, cooperação, confiança, inovação e motivação.
- Compatibilidades Culturais entre as organizações, identificando potenciais obstáculos e facilitadores da integração cultural e o nível de complexidade/custo na implementação da estratégia integracional (PMI).
Em suma, nesta etapa coletamos e analisamos informações estratégicas visando minimizar riscos e agilizar os tempos da integração. |  | 2. Monitoramento da Integração Post-deal: Monitoramos o estado da integração cultural post-deal, identificando: - Níveis de integração cultural e comunicacional alcançados.
- Turn-over de colaboradores chaves.
- Internalização e mobilização da identidade organizacional emergente, entendida como a Visão, Missão e Valores institucionais.
|  | 3. Desenvolvimento do PMI cultural (Post Merger Integration): Em contrapartida ao que o termo “Integração Pós Fusão” sugere, o Planejamento da Integração Cultural deve ser considerado na etapa pre-deal e implementado nos primeiros 100 dias de integração, levando em conta os resultados da Due Diligence Cultural. No caso do plano de desenvolvimento de integração cultural não ter sido estruturado previamente, é possível desenvolvê-lo a partir dos insumos do Monitoramento da Integração pós F&A. Em ambos os casos, ajudamos a: - Definir um plano de integração cultural, conjuntamente com o responsável por gerir o processo de integração ou IMO (Integration Management Office).
- Definir e comunicar a identidade organizacional emegente, cujos Valores, Missão e Visão sejam internalizados e mobilizadores do capital humano da nova organização.
|
|